Home » Volumes » Volume 38 July/August 2005 » Melioidose numa pequena comunidade rural do Ceará

Melioidose numa pequena comunidade rural do Ceará

DOI: 10.1590/S0037-86822005000400019


Senhor Editor:

Antes de tudo, gostaríamos de agradecer a atenção e a confiança que o senhor nos tem dispensado todas às vezes que enviamos algum trabalho à RSBMT.

Respondendo à sua correspondência de 2 de fevereiro do corrente, sobre comunicação recebida do colega Dr. Walter Tavares, que questiona alguns fatos relacionados com nosso trabalho recentemente publicado na Revista, no número de janeiro/fevereiro de 2005, gostaríamos de comunicar-lhe o que se segue:

O Dr. Walter Tavares questiona o motivo de não havermos referido à publicação do Dr. (Dra?) Dione B. Rolim, intitulada “Melioidose numa pequena comunidade rural do Ceará: investigação epidemiológica” (Rev Soc Bras Med Trop 2004: 37 (supl I): 66-67). Gostaria de lembrar ao senhor a missiva em anexo, quando lhe devolvemos o nosso trabalho revisado, que ele foi recebido pela RSBMT em 11/11/2003 e só foi aceito em 1/11/2004, um ano depois, conforme saiu na Revista. Naquela carta nos justificávamos aos revisores por apenas citarmos a comunicação pessoal da doutora Miralles, do Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Ceará, LACEM, que posteriormente publicou com colaboradores o trabalho “Burkholderia pseudomallei: a case report of a human infection in Ceará, Brazil” (Rev. Inst. Med. Trop. S. Paulo vol. 46 número l, São Paulo Jan/Feb. 2004), pelo fato de que o referido trabalho encontrava-se no prelo para publicação, na data em que o nosso estava sendo revisado. Não poderíamos por isso citar um trabalho que ainda não fora publicado, mas a comunicação pessoal da Dra. Miralles ficou registrada no nosso texto. Pelo mesmo motivo, não poderíamos citar em nosso artigo enviado à RSBMT em 2003, um trabalho apresentado em março de 2004 no XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical em Aracaju, no qual participamos como co-autores, que seria posteriormente divulgado no Suplemento citado pelo dr. Walter Tavares.

Em relação a outro ponto questionado, que não haveríamos mencionado a origem do caso, chamo a atenção para a referência número 10 do nosso trabalho, onde citamos o site da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Ceará, www.saude.ce.gov.br, acessado em 13/03/2003, cujo portal de Serviços e Informações apresenta o seguinte título: “População de Tejuçuoca não corre risco de epidemia.” Nele estão descritos os casos ocorridos com os irmãos acometidos da patologia, naquela cidade, citados na última linha da seção Relato do Caso. No nosso artigo, infelizmente, e aqui nos penitenciamos, a citação nesta linha deveria ser de óbito10 ao invés de óbito1, pois foi trocada com a da terceira linha da introdução (Austrália1 11 sena o correto ao invés de Austrália10 11).

Ademais, os dois trabalhos têm abordagem completamente diversa sobre o caso e se complementam, constituindo-se num caso de intercessão temporal tendo em vista o longo mas às vezes necessário período de submissão a análises e revisões de artigos, por parte de revistas que buscam preservar critérios de qualidade.

Sem mais no momento, esperando havermos esclarecido os questionamentos do Dr. Walter Tavares, voltamos a agradecer sua consideração.

 

 

Marcus Davis Machado Braga; Paulo Roberto Carvalho de Almeida
Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE