ODAIR GENARO

Wilson Mayrink

DOI: 10.1590/S0037-86822002000400022


O Prof. Odair Genaro faleceu em Belo Horizonte, no dia 8 de março, com a idade de 46 anos.

Genaro nasceu em Martinópolis, SP e graduou-se em Biomedicina, em 1978, pela Universidade Estadual de Londrina. Em 1979, estagiou na Universidade de Campinas. Ingressou no Curso de Pós-Graduação do Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo terminado o Mestrado em 1982. Esteve sete anos no Instituto de Pesquisas da Amazônia, onde realizou pesquisas sobre malária em macacos e leishmaniose. Posteriormente, voltou ao Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais, inicialmente, como aluno do Doutorado e, posteriormente, como Professor. A partir de 1994, substituiu-me na Chefia do Laboratório de Leishmanioses do Instituto Central de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Também, foi Professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Trabalhou em parceria com outros laboratórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e outras organizações científicas do país e do exterior.

Seus trabalhos sobretudo os de leishmaniose, principalmente os realizados em Monte Claros, sobre controle e epidemiologia da leishmaniose visceral canina, tiveram repercussão internacional. Preocupado com a expansão das leishmanioses em função do caráter emergente da doença, defendia com ardor a aplicação de medidas de controle tendo como base o tratamento dos casos humanos, combate ao vetor, eliminação dos cães infectados e rigorosa vigilância epidemiológica.

Sua obra continuará pelos seus ensinamentos e através dos discípulos que formou. Viveu sua vida que foi curta, como cidadão, Professor, Pesquisador, companheiro leal e amigo e deixa saudades.